Postado em 14 de Abril às 17h00

Cenário de eventos nos últimos dias, como tenho visto!

  • Maria Rosa Eventos -

O QUE TENHO VISTO NOS ÚLTIMOS DIAS:

Na semana passada assisti 2 lives com as principais entidades do setor de turismo e eventos nacionais, uma delas teve a presença do Bruno Pina falando sobre inovação estratégica em tempos de crise, vou listar alguns pontos tratados abaixo:

- REGIONALIZAÇÃO: Tendência de fazer eventos setoriais (Calçados, Confecções, Construção Civil, Médico, Veterinário...) regionais, ou seja, os participantes de eventos nacionais e internacionais vão ficar inseguros com o deslocamento e toda logística que envolve o acesso ao evento em questão. Muito mais cômodo e seguro o evento acontecer proporcionalmente em sua região ou estado.

- PROTOCOLOS DE PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS: Em breve sairá um protocolo chancelado e uma medida provisória com todas as informações e regras para manter a higienização e segurança para realização de eventos.

- EVENTOS REMARCADOS: A previsão de retorno para os grandes eventos em capitais e metrópoles é a partir de julho, no entanto, está acontecendo uma adaptação onde em muitos casos está sendo alterado como por exemplo: eventos que aconteciam em 3 dias vão passar para 2, eventos que iniciavam em uma segunda vão iniciar em uma quinta-feira, várias alterações para ajustar os evento do primeiro juntamente com os do segundo semestre.

- APROVEITAR O MOMENTO: Para planejar, se relacionar com o mercado, ajudar seu cliente e analisar o que está acontecendo para traçar como será sua atuação para os próximos meses perante todos os acontecimentos.

- REVITALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO FINANCEIRA: Esse será o cenário das maiores empresas e por consequência refletindo nas menores, sendo que as empresas maiores tem ferramentas que auxiliam na gestão e que medem onde devem agir e onde estão as oportunidades.

- SOMOS HOMO SAPIENS: Somos de uma espécie na qual temos a necessidade de nos relacionar uns com os outros e vamos sair desse período de isolamento, assim que possível, sedentos pela convivência e nada melhor do que eventos para suprir tal necessidade.

- EVENTOS ON LINE: Estão em alta, são tendência e vão pegar uma fatia do mercado tradicional com maior frequência, no entanto, não é todo formato de evento que o online consegue servir.

MAIS INFORMAÇÕES DE BASE LEGAL: MP948 dispõe sobre o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos incluindo congressos e feiras de 08 de abril de 2020.


MINHA OPINIÃO: Esse vírus e o momento em si, proporcionou uma aceleração no mercado e no comportamento do consumidor que já era esperado pelo setor , temos que nos adaptar ao cenário com a mesma velocidade que ele nos impactou.


Se existir insegurança com relação aos protocolos de prevenção, estes serão estipulados e fiscalizados em breve.


Penso que pelo fato dos eventos regionais terem menos circulação de pessoas e o ambiente ser higienizado onde o cliente se sente seguro em entrar pois todos estarão preparados para lidar com esta situação assim será a melhor alternativa para eventos no formato de feira, por exemplo.
A questão econômica, como mencionado acima: devem ser usados as indústrias e comércios maiores como espelho pelos empreendedores menores, ou seja, seguir a tendência e o movimento do mercado.


Afinal, em uma visão mercadológica sem apontamentos políticos ou ideológicos, não temos culpados pelo o que está acontecendo e todos juntos estamos em uma mesma tempestade: Uns com barcos pequenos e outros com grandes embarcações, o que precisamos é nos adaptarmos, reagirmos com a mesma velocidade em que fomos impactados e em um esforço conjunto e sempre unidos restabelecermos a nova normalidade.


E você, é do time que vai ficar reclamando ou tá pronto para a ação??

Veja também

Como vender, não vendendo...21/09 Para produtos e serviços!!! Quando fazemos o ATENDIMENTO em nossas empresas, muitas vezes já está subentendido que isso também é o RELACIONAMENTO com o cliente. Só que isso são coisas DIFERENTES!!! ATENDER o cliente e resolver satisfatoriamente sua manifestação não é estratégico, é OBRIGAÇÃO de......
Projetos21/09 Cada projeto é ÚNICO!!! Por mais que tenhamos as descrições de TIPOS de eventos e que eles sejam realizados em locais comuns como centro de eventos, auditórios e hotéis ou que tenham fornecedores similares. Cada......
Plano B03/04 Quando planejamos um evento, precisamos contar com o famosinho PLANO B. PLANO B geralmente é: Ajustar a logística de algum palestrante caso ele não chegar a tempo, estar esperando a possibilidade de chuva mesmo após ter preparado o evento para dia de sol,......

Voltar para Blog